[048] As minhas duas turmas do 8º ano em 1990-91

Memórias

O 8º F e o 8º I não eram exactamente uma recomposição das minhas três turmas do 7º ano em 1989-90, mas eram, maioritariamente, a sua continuação.
Eis a malta que as compunha: 






Tal como no ano anterior, fui experimentando com esta turma algumas das metodologias a propor no ano seguinte no projecto AlterMATivas. Mas nem tudo correu bem. O Ezequiel, do 8º I, mostrou-me um «cartão amarelo» no final de um teste sobre os «casos notáveis da multiplicação» e os «sistemas de equações». Foi no dia 26 de Novembro: no verso da folha de teste fez este desenho, em que figuramos os dois:


É claro que eu não pensei «aquilo» do Ezequiel … Mas deveria ter pensado alguma coisa sobre o meu próprio trabalho, pois dos 53 alunos que foram avaliados pelo menos uma vez ao longo do ano, 3 abandonaram, 15 reprovaram e apenas 35 transitaram (66 % dos 53 alunos)!

Comentários

Ainda antes do final do 3º período (no dia 4 de Junho) estas duas turmas (e também outras?) foram conviver para a Serra da Arrábida. Desta vez o passeio de autocarro não se limitou a ir até ao Portinho da Arrábida (ou à Praia da Figueirinha?), pois as fotografias que possuo foram tiradas à entrada do Castelo de Palmela:

8º F


8º I


Fontes: Pedro Esteves / Arquivador analógico ESJA Três (Doc.s 102, 103 e 104) / Álbum de fotografias analógicas ESJA Três (F102: 0A e 1A)

Sem comentários:

Enviar um comentário