“As histórias são a nossa memória, as bibliotecas são como que armazéns dessa memória, e a leitura é o labor através do qual podemos recriar essa mesma memória, recitando-a e dando-lhe brilho, traduzindo-a para a nossa própria experiência, o que permite que nos ergamos sobre aquilo que as gerações anteriores consideraram digno de preservação.” (Alberto Manguel, 2011; p. 19)
1979-80
A quinzena de formação de formadores da futura Educação Recorrente em Portugal [testemunho «066»]
1980-83
A experiência de Educação Recorrente feita na Empresa Pública de Águas de Lisboa (EPAL) [testemunho «066»]
1980-85
A Acção Piloto de Formação de Jovens decorreu, no Distrito de Setúbal, no Arsenal do Afeite (Almada), na C. P. (Barreiro), na Setenave (Setúbal) e na Siderurgia Nacional (Seixal) [testemunho «001»]
1980-81
O dia-a-dia na Escola Secundária da Amora [testemunho «067»]
1981-82
O dia-a-dia na Escola Secundária Rui Luís Gomes [testemunho «067»]
1981-86
Os boletins «Inflexão», do Grupo de Renovação do Ensino da Matemática [testemunhos «041» e «069»]
1982-83
O dia-a-dia na Escola Secundária Rui Luís Gomes [testemunho «067»]
1983-84
A criação da Associação «Nova Maré» na Escola Secundária do Seixal [testemunho «030»]
O dia-a-dia na Escola Secundária Rui Luís Gomes [testemunho «067»]
1984-85
O dia-a-dia na Escola Secundária Fernão Mendes Pinto [testemunho «067»]
1985-86
O dia-a-dia na Escola Secundária do Seixal (actual Escola Secundária José Afonso) [testemunhos «001» e «007»]; e as eleições para o biénio de 1986-88 [testemunho «006»]
O Curso de Formação de Jovens na Siderurgia Nacional [testemunhos «002», «003», «004», «005», «006», «007» e «066»]
O dia-a-dia na Escola Secundária Anselmo de Andrade [testemunho «067»]
O início, a nível nacional, do Projecto Minerva [testemunho «006»]
A fundação, no dia 7 de Dezembro, da Confederação Nacional das Associações de Pais [testemunho «006»]
A entrada de Portugal, no dia 1 de Janeiro, na Comunidade Económica Europeia [testemunho «006»]
1986-87
O dia-a-dia na Escola Secundária do Seixal (actual Escola Secundária José Afonso) [testemunho «011»}; e a vida no seu Conselho Directivo [testemunhos «009» e «010»]
O dia-a-dia na Escola Secundária Anselmo de Andrade [testemunho «067»]
A publicação, no dia 14 de Outubro, da Lei de Bases do Sistema Educativo, através da qual passaram a ser obrigatórios 9 anos de escolaridade [testemunho «006»]
O Encontro-Debate sobre a Situação do Ensino em Almada e Seixal, realizado no dia 22 de Novembro, na Escola Secundária Emídio Navarro [testemunho «008»]
Um encontro de professores e de investigadores organizado pela Sociedade Portuguesa de Matemática em Évora, nos dias 5, 6 e 7 de Janeiro [testemunho «013»]
Um balanço do Curso de Formação de Jovens na Siderurgia Nacional [testemunhos «012» e «066»]
1987-90
Os anos lectivos em que esteve activa a Escola Cultural [testemunho «030»]
1987-88
O arranque difícil do ano lectivo no Distrito de Setúbal [testemunhos «014»]
O dia-a-dia na Escola Secundária do Seixal (actual Escola Secundária José Afonso) [testemunhos «014», «015», «016», «017», «018» e 020»]; e o trabalho no seu Conselho Directivo [testemunhos «014» e «018»]
A caracterização da Escola Secundária do Seixal (cursos, alunos, professores, clubes / grupos / núcleos) [testemunho «030»]
O dia-a-dia na Escola Secundária Anselmo de Andrade [testemunho «067»]
A preparação de mudanças pelo Ministério da Educação [testemunho «019»]
1988-89
O dia-a-dia na Escola Secundária do Seixal (actual Escola Secundária José Afonso) [testemunhos «022», «025», «026» e «027»]; o trabalho no seu Conselho Pedagógico [testemunho «023»] e no Grupo de Matemática [testemunho «024»]
O projecto «GEODA», de Ludgero Leote e Rita Vieira, na Escola Secundária Emídio Navarro [testemunho «058»]
A realização de quatro sessões de trabalho para professores de Matemática em Lisboa [testemunho «040»]
A publicação, em 3 de Fevereiro, do Decreto-Lei nº 43/89, através do qual foi estabelecido o Regime Jurídico da Autonomia das Escolas Oficiais do Ensino Básico e Secundário [testemunho «028»]
A publicação do livrinho mais JOGOS, mais ENIGMAS, mais PROBLEMAS, pela Associação de Professores de Matemática [testemunho «066»]
A reacção dos professores às mudanças feitas pelo Ministério da Educação [testemunho «028»]
1989-90
O dia-a-dia na Escola Secundária do Seixal (actual Escola Secundária José Afonso) [testemunhos «031», «032», «033», «034», «035», «036», «037» e «038»]; o trabalho no seu Conselho Pedagógico [testemunhos «031», «032», «033», «034» e «036»] e no seu Grupo de Matemática [testemunhos «031», «032», «033», «034» e «038»]
O «Projecto Altermativas», de Pedro Esteves, na Escola Secundária José Afonso [testemunho «058»]
A experiência com o «Geoplano», de José Tomás e Palmira Barroso, na Escola Secundária Rui Luís Gomes [testemunho «058»]
O 1º Inter-Escolas de Xadrez do Concelho do Seixal [testemunho «036»]
A publicação, no dia 11 de Outubro, do Decreto-Lei nº 344/89, onde se definia o Ordenamento Jurídico da Formação Inicial e Contínua dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário [testemunho «031»]
O debate sobre o futuro Estatuto da Carreira Docente [testemunhos «031», «032» e «039»] e as lutas sindicais [testemunho «039»]
A redação da revista Educação e Matemática da Associaçãode Professores de Matemática [testemunho «066»]
Os inícios do Núcleo de Almada e Seixal da Associação de Professores de Matemática [testemunho «040»]
1990-91
A fundação da Sociedade
Portuguesa da Ciências de Educação [testemunho «052»]
O dia-a-dia na Escola
Secundária Nº 1 do Seixal (actual Escola Secundária José Afonso)
[testemunhos «042», «043», «044», «045», «046» e «048»]
O projecto «Materiais na Geometria do 7º ano», de Ana Paula Natal, na Escola
Secundária Anselmo de Andrade [testemunho «058»]
O projecto «Novas Tecnologias no Ensino da Matemática», de Sérgio Valente, na Escola
Secundária Anselmo de Andrade [testemunho «058»]
O projecto «A viagem num mundo em transformação (de Eratóstenes a Pedro
Nunes)», das estagiárias Cristina Neto, Joana Guerreiro e Patrícia Cascais, e
da sua orientadora, Filomena Teles, na Escola Secundária Anselmo de Andrade
[testemunho «058»]
O nacimento do «Clube da Matemática» na Escola Secundária Anselmo de Andrade
[testemunho «058»]
O «Projecto “Mais uma Proposta para o Sucesso”», na Escola Secundária Rui Luís Gomes
[testemunho «058»]
A preparação do lançamento do Projecto Vida [testemunho «066»]
O 2º Inter-Escolas de Xadrez do Concelho do Seixal [testemunho «047»]
O segundo ano do Núcleo de Almada e Seixal da Associação de Professores de Matemática [testemunho «049»]O 1º ano do Projecto AlterMATivas [testemunhos «042», «045», «069» e «070»]
O Projecto MATLab [testemunho «049»]
A criação do Secretariado Inter-Associações de Professores [testemunho «052»]
O seminário Identidade Profissional dos Professores [testemunho «052»]
1991-92
A generalização da reforma curricular ao 1º ano de escolaridade [testemunho «052»]
O nascimento da «Janela da Matemática» na Escola Básica Comandante Conceição e Silva [testemunho «058»]
O nascimento do «Clube de Jogos Matemáticos» na Escola Básica de Corroios [testemunho «058»]
O expositor e o armário dedicados à Matemática na Escola Básica Elias Garcia [testemunho «058»]
Os quatro anos do projecto «Ensinar a Investigar» em que professoras de Escola Básica Nº 2 do Laranjeiro estiveram envolvidas [testemunho «058»]
O nascimento de um espaço lúdico na Biblioteca da Escola Básica Pedro Eanes Lobato [testemunho «058»]
O projecto «Uma experiência interdisciplinar (Física-Matemática)», de Isabel Lopes e Sérgio Valente, na Escola Secundária Anselmo de Andrade [testemunho «058»]
O nascimento do espaço «Projecto MATlab» na Escola Secundária Anselmo de Andrade [testemunho «058»]
O nascimento do «Cantinho da Matemática» na Escola Secundária António Gedeão [testemunho «058»]
O balanço de cada uma década da «Sala de Tempos Livres» na Escola Secundária Emídio Navarro [testemunho «058»]
O nascimento do «Projecto da Matemática da Escola Secundária Nº 1 de Corroios», actual Escola Secundária João de Barros [testemunho «058»]
O dia-a-dia na Escola Secundária Nº 1 do Seixal (actual Escola Secundária José Afonso) [testemunhos «053», «056» e «057»]
Um balanço dos quatro primeiros anos da «sala de Dinamização Cultural» na Escola Secundária Nº 1 do Seixal [testemunho «058»]
O projecto «Descobrir a Geometria com o CABRI-Géomètre», da Ana Teresa Mateus e da Palmira Barroso, na Escola Secundária Rui Luís Gomes [testemunho «058»]
O nascimento do «Clube de Jogos», na Escola Secundária Rui Luís Gomes [testemunho «058»]
Um dia de formação no Núcleo de Coimbra da Associação de Professores de Matemática [testemunho «066»]
O 2º ano do Projecto AlterMATivas [testemunhos «054», «059», «069» e «070»]
A preparação do lançamento do Centro de Formação da Associação de Professores de Matemática [testemunho «066»]
O 1º ano do Projecto MATlab [testemunhos «055» e «059»]
O 3º Inter-Escolas de Xadrez do Concelho do Seixal [testemunho «057»]
O terceiro ano do Núcleo de Almada e Seixal da Associação de Professores de Matemática [testemunho «059»]
1992-93
A generalização da reforma curricular ao 2º, 5º e 7º ano de escolaridade [testemunhos «061» e «062»]
O dia-a-dia na Escola Secundária Nº 1 do Seixal (actual Escola Secundária José Afonso) [testemunhos «061» e «064»]
A publicação, no dia 9 de Novembro, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (Decreto-Lei nº 249/92) [testemunho «062»]
O Encontro de Professores de Matemática (ProfMAT) em Viseu, de 4 a 7 de Novembro [testemunho «062»]
O 3º ano do Projecto AlterMATivas [testemunhos «063», «069» e «070»]
O 4º Inter-Escolas de Xadrez do Concelho do Seixal [testemunho «066»]
O 2º ano do Projecto MATlab [testemunho «065»]
O 1º Inter-Escolas de Jogos de Reflexão de Almada e Seixal [testemunho «065»]
A preparação do Centro de Formação da Associação de Professores de Matemática [testemunho «066»]
O quarto ano do Núcleo de Almada e Seixal da Associação de Professores de Matemática [testemunho «067»]
A exposição Aventura no País da Matemática nos concelhos de Almada e do Seixal [testemunho «067»]
1993-94
A generalização da reforma curricular ao 3º, 6º, 8º e 10º anos de escolaridade [testemunho «074»]
O dia-a-dia na Escola Secundária Nº 1 do Seixal (actual Escola Secundária José Afonso) [testemunhos «074», «075», «077» e «078»]
O Projecto InterMAT, em Almada e Seixal [testemunho «079»]
O Encontro de Professores de Matemática (ProfMAT) em Ponta Delgada, de 25 a 30 de Outubro [testemunho «076»]
O 2º Inter-Escolas de Jogos de Reflexão de Almada e Seixal [testemunho «080»]
O quinto ano do Núcleo de Almada e Seixal da Associação de Professores de Matemática [testemunho «081»]
1994-95
O dia-a-dia na Escola Secundária Nº 1 do Seixal (actual Escola Secundária José Afonso) [testemunhos «083», «084», «085», «086», «087», «088» e «089»]
O Encontro de Professores de Matemática (ProfMAT) em Leiria, de 9 a 12 de Novembro [testemunho «082»]
A Feira da Formação 95, organizada pela AERSET [testemunho «087»]
O 3º Inter-Escolas de Jogos de Reflexão de Almada e Seixal [testemunho «089»]
O sexto ano do Núcleo de Almada e Seixal da Associação de Professores de Matemática [testemunho «090»]
1995-96
O testemunho do José Tomás sobre o seu percurso pessoal e profissional: 1ª parte [testemunho «050»]
O testemunho da Raquel sobre o seu percurso pessoal e profissional: 1ª parte [testemunho «060»]
O testemunho da Filomena Teles sobre o seu percurso pessoal e profissional: 1ª parte [testemunho «068»]
2022-23
O lançamento, na Escola Secundária José Afonso, do livro «O conflito sobre as escolas: participação versus hierarquização. Testemunho de um professor» [testemunho «021»]
2023-24
A assunção deste blogue, «Aprendizagens / Testemunhos sobre a Educação», como uma fonte potencial de «mini-estudos de caso» [testemunho «051»]
Uma apreciação do projecto AlterMATivas [testemunhos «069», «070», «071», «072» e «073»]
Sem comentários:
Enviar um comentário