Cronologia


As histórias são a nossa memória, as bibliotecas são como que armazéns dessa memória, e a leitura é o labor através do qual podemos recriar essa mesma memória, recitando-a e dando-lhe brilho, traduzindo-a para a nossa própria experiência, o que permite que nos ergamos sobre aquilo que as gerações anteriores consideraram digno de preservação.” (Alberto Manguel, 2011; p. 19)



1979-80

A quinzena de formação de formadores da futura
Educação Recorrente em Portugal [testemunho «066»]

1980-83

A experiência de
Educação Recorrente feita na Empresa Pública de Águas de Lisboa (EPAL) [testemunho «066»]

1980-85

Acção Piloto de Formação de Jovens decorreu, no Distrito de Setúbal, no Arsenal do Afeite (Almada), na C. P. (Barreiro), na Setenave (Setúbal) e na Siderurgia Nacional (Seixal) [testemunho «001»]

1980-81

O dia-a-dia na
Escola Secundária da Amora [testemunho «067»]

1981-82

O dia-a-dia na
Escola Secundária Rui Luís Gomes [testemunho «067»]

1981-86

Os boletins «Inflexão», do
Grupo de Renovação do Ensino da Matemática [testemunhos «041» e «069»]

1982-83

O dia-a-dia na
Escola Secundária Rui Luís Gomes [testemunho «067»]

1983-84

A criação da
Associação «Nova Maré» na Escola Secundária do Seixal [testemunho «030»]

O dia-a-dia na
Escola Secundária Rui Luís Gomes [testemunho «067»]

1984-85

O dia-a-dia na
Escola Secundária Fernão Mendes Pinto [testemunho «067»]


1985-86

O dia-a-dia na Escola Secundária do Seixal (actual Escola Secundária José Afonso) [testemunhos «001» e «007»]; e as eleições para o biénio de 1986-88 [testemunho «006»]

O Curso de Formação de Jovens na Siderurgia Nacional [testemunhos «002», «003», «004», «005», «006», «007» e «066»]

O dia-a-dia na
Escola Secundária Anselmo de Andrade [testemunho «067»]

Início das descidas do Rio Tejo em canoa na Escola Secundária Nº 2 de Corroios, que prosseguiu durante pelo menos uma década e que a dada altura também envolveu a Escola Secundária Nº 1 de Corroios [testemunho «094»]

O início, a nível nacional, do Projecto Minerva [testemunho «006»]

A fundação, no dia 7 de Dezembro, da Confederação Nacional das Associações de Pais [testemunho «006»]

A entrada de Portugal, no dia 1 de Janeiro, na Comunidade Económica Europeia [testemunho «006»]

1986-87

O dia-a-dia na Escola Secundária do Seixal (actual Escola Secundária José Afonso) [testemunho «011»}; e a vida no seu Conselho Directivo [testemunhos «009» e «010»]

O dia-a-dia na
Escola Secundária Anselmo de Andrade [testemunho «067»]

A fundação, em Setembro de 1986, da Associação de Professores de Matemática [testemunho «041»]

A publicação, no dia 14 de Outubro, da Lei de Bases do Sistema Educativo, através da qual passaram a ser obrigatórios 9 anos de escolaridade [testemunho «006»]

O Encontro-Debate sobre a Situação do Ensino em Almada e Seixal, realizado no dia 22 de Novembro, na Escola Secundária Emídio Navarro [testemunho «008»]

Um encontro de professores e de investigadores organizado pela Sociedade Portuguesa de Matemática em Évora, nos dias 5, 6 e 7 de Janeiro [testemunho «013»]

Um balanço do Curso de Formação de Jovens na Siderurgia Nacional [testemunhos «012» e «066»]


1987-90

Os anos lectivos em que esteve activa a Escola Cultural [testemunho «030»]

1987-88

O arranque difícil do ano lectivo no Distrito de Setúbal [testemunhos «014»]

O dia-a-dia na Escola Secundária do Seixal (actual Escola Secundária José Afonso) [testemunhos «014», «015», «016», «017», «018» e 020»]; e o trabalho no seu Conselho Directivo [testemunhos «014» e «018»]

A caracterização da Escola Secundária do Seixal (cursos, alunos, professores, clubes / grupos / núcleos) [testemunho «030»]

O dia-a-dia na
Escola Secundária Anselmo de Andrade [testemunho «067»]

A preparação de mudanças pelo Ministério da Educação [testemunho «019»]

1988-89

O dia-a-dia na Escola Secundária do Seixal (actual Escola Secundária José Afonso) [testemunhos «022», «025», «026» e «027»]; o trabalho no seu Conselho Pedagógico [testemunho «023»] e no Grupo de Matemática [testemunho «024»]

O projecto «GEODA», de Ludgero Leote e Rita Vieira, na Escola Secundária Emídio Navarro [testemunho «058»]

A realização de quatro sessões de trabalho para professores de Matemática em Lisboa [testemunho «040»]

A publicação, em 3 de Fevereiro, do Decreto-Lei nº 43/89, através do qual foi estabelecido o Regime Jurídico da Autonomia das Escolas Oficiais do Ensino Básico e Secundário [testemunho «028»]

A publicação do livrinho mais JOGOS, mais ENIGMAS, mais PROBLEMAS, pela Associação de Professores de Matemática [testemunho «066»]

A reacção dos professores às mudanças feitas pelo Ministério da Educação [testemunho «028»]

1989-90

O dia-a-dia na Escola Secundária do Seixal (actual Escola Secundária José Afonso) [testemunhos «031», «032», «033», «034», «035», «036», «037» e «038»]; o trabalho no seu Conselho Pedagógico [testemunhos «031», «032», «033», «034» e «036»] e no seu Grupo de Matemática [testemunhos «031», «032», «033», «034» e «038»]

O «Projecto Altermativas», de Pedro Esteves, na Escola Secundária do Seixal [testemunho «058»]

A experiência com o «Geoplano», de José Tomás e Palmira Barroso, na Escola Secundária Rui Luís Gomes [testemunho «058»]

 O 1º Inter-Escolas de Xadrez do Concelho do Seixal, na Escola Secundária do Seixal [testemunho «036»]

A publicação, no dia 11 de Outubro, do Decreto-Lei nº 344/89, onde se definia o Ordenamento Jurídico da Formação Inicial e Contínua dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário [testemunho «031»]

O debate sobre o futuro Estatuto da Carreira Docente [testemunhos «031», «032» e «039»] e as lutas sindicais [testemunho «039»]

A redação da revista Educação e Matemática da Associaçãode Professores de Matemática [testemunho «066»]

Os inícios do Núcleo de Almada e Seixal da Associação de Professores de Matemática [testemunho «040»]

O início do projecto sobre as «Pedras Históricas», na Escola Secundária Nº 1 de Corroios (actual Escola Secundária João de Barros), impulsionado pelo professor Manuel Lima, que, após cerca de dez anos, resultou numa primeira exposição, temporária, e que desde 2023 resultou numa segunda exposição [testemunho «091»]

1990-91

A fundação da Sociedade Portuguesa da Ciências de Educação [testemunho «052»]

Início do projecto «O Mundo do Espectáculo», na Escola Básica D. António da Costa, que se diversificou (e se mantem activo em 2024-25) [testemunho «094»]

O dia-a-dia na Escola Secundária Nº 1 do Seixal (actual Escola Secundária José Afonso) [testemunhos «042», «043», «044», «045», «046» e «048»]

O projecto «Materiais na Geometria do 7º ano», de Ana Paula Natal, na Escola Secundária Anselmo de Andrade [testemunho «058»]

O projecto «Novas Tecnologias no Ensino da Matemática», de Sérgio Valente, na Escola Secundária Anselmo de Andrade [testemunho «058»]

O projecto «A viagem num mundo em transformação (de Eratóstenes a Pedro Nunes)», das estagiárias Cristina Neto, Joana Guerreiro e Patrícia Cascais, e da sua orientadora, Filomena Teles, na Escola Secundária Anselmo de Andrade [testemunho «058»]

O nascimento do «Clube da Matemática» na Escola Secundária Anselmo de Andrade [testemunho «058»]

O «Projecto “Mais uma Proposta para o Sucesso”», na Escola Secundária Nº1 do Laranjeiro (actual Rui Luís Gomes) [testemunho «058»]

O «Projecto “Mais uma Proposta para o Sucesso”», na Escola Secundária Rui Luís Gomes [testemunho «058»]

A preparação do lançamento do Projecto Vida [testemunho «066»]

O 2º Inter-Escolas de Xadrez do Concelho do Seixal, na Escola Preparatória Nº 1 de Vale da Romeira (actual Escola Básica António Augusto Louro) [testemunho «047»]

O segundo ano do Núcleo de Almada e Seixal da Associação de Professores de Matemática [testemunho «049»]

O 1º Encontro de Professores de Matemática, realizado nos dias 15, 16 e 17 de Julho nas Escolas Secundárias Nº 1 do Seixal, Anselmo de Andrade e Nº 1 do Laranjeiro [testemunho «049»]

O 1º ano do 
Projecto AlterMATivas [testemunhos «042», «045», «069», «070» e «094»]

A concepção do Projecto MATLab [testemunho «049»]

A criação do Secretariado Inter-Associações de Professores [testemunho «052»]

O seminário Identidade Profissional dos Professores [testemunho «052»]

1991-92


generalização da reforma curricular ao 1º ano de escolaridade [testemunho «052»]

O nascimento da «Janela da Matemática» na Escola Básica Comandante Conceição e Silva [testemunho «058»]

O nascimento do «Clube de Jogos Matemáticos» na Escola Básica de Corroios [testemunho «058»]

O expositor e o armário dedicados à Matemática na Escola Básica Elias Garcia [testemunho «058»]

Os quatro anos do projecto «Ensinar a Investigar» em que professoras de Escola Básica Nº 2 do Laranjeiro estiveram envolvidas [testemunho «058»]

O nascimento de um espaço lúdico na Biblioteca da Escola Básica Pedro Eanes Lobato [testemunho «058»]

O nascimento do «Clube de Matemática» na Escola Básica de Vale de Milhaços, como projecto de estágio da professora Lídia Matias, que depois se transformou em Ludoteca, ainda em funcionamento em 2024-25 [testemunho «091»]

O projecto «Uma experiência interdisciplinar (Física-Matemática)», de Isabel Lopes e Sérgio Valente, na Escola Secundária Anselmo de Andrade [testemunho «058»]

O nascimento do espaço «Projecto MATlab» na Escola Secundária Anselmo de Andrade [testemunho «058»]

O nascimento do «Cantinho da Matemática» na Escola Secundária António Gedeão [testemunho «058»]

O balanço de cada uma década da «Sala de Tempos Livres» na Escola Secundária Emídio Navarro [testemunho «058»]

O nascimento do «Projecto da Matemática da Escola Secundária Nº 1 de Corroios», actual Escola Secundária João de Barros [testemunho «058»]

O dia-a-dia na Escola Secundária Nº 1 do Seixal (actual Escola Secundária José Afonso) [testemunhos «053», «056» e «057»]

Um balanço dos quatro primeiros anos da «sala de Dinamização Cultural» na Escola Secundária Nº 1 do Seixal [testemunho «058»]

O projecto «Descobrir a Geometria com o CABRI-Géomètre», da Ana Teresa Mateus e da Palmira Barroso, na Escola Secundária Rui Luís Gomes [testemunho «058»]

O nascimento do «Clube de Jogos», na Escola Secundária Rui Luís Gomes [testemunho «058»]

Um dia de formação no Núcleo de Coimbra da Associação de Professores de Matemática [testemunho «066»]

O 2º ano do Projecto AlterMATivas [testemunhos «054», «059», «069», «070» e «094»]

A preparação do lançamento do Centro de Formação da Associação de Professores de Matemática [testemunho «066»]


O 1º ano do Projecto MATlab [testemunhos «055» e «059»]

O 3º Inter-Escolas de Xadrez do Concelho do Seixal, na Escola Secundária Nº 1 do Seixal [testemunho «057»]

O terceiro ano do Núcleo de Almada e Seixal da Associação de Professores de Matemática [testemunho «059»]

O 2º Encontro de Professores de Matemática, realizado nos dias 1, 2 e 3 de Julho nas Escolas Básica de Corroios e Secundárias Emídio Navarro e Nº 1 de Corroios [testemunho «059»]

1992-93

A generalização da reforma curricular ao 2º, 5º e 7º ano de escolaridade [testemunhos «061» e «062»]

O dia-a-dia na Escola Secundária Nº 1 do Seixal (actual Escola Secundária José Afonso) [testemunhos «061» e «064»]

O Encontro de Professores de Matemática (ProfMAT) em Viseu, de 4 a 7 de Novembro [testemunho «062»]

A publicação, no dia 9 de Novembro, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (Decreto-Lei nº 249/92) [testemunho «062»]


O 3º ano do Projecto AlterMATivas [testemunhos «063», «069», «070» e «094»]

O 4º Inter-Escolas de Xadrez do Concelho do Seixal, na Escola Secundária da Amora [testemunho «066»]

O 2º ano do Projecto MATlab [testemunho «065»]

O 1º Inter-Escolas de Jogos de Reflexão de Almada e Seixal, na Escola Secundária António Gedeão [testemunho «065»]

A preparação do Centro de Formação da Associação de Professores de Matemática [testemunho «066»]

O quarto ano do Núcleo de Almada e Seixal da Associação de Professores de Matemática [testemunho «067»]

O 3º Encontro de Professores de Matemática, realizado em três dias de Julho na Escola Secundária Nº 2 do Laranjeiro (actual Francisco Simões) [testemunho «067»]

A exposição Aventura no País da Matemática nos concelhos de Almada e do Seixal [testemunho «067»]

1993-94

generalização da reforma curricular ao 3º, 6º, 8º e 10º anos de escolaridade [testemunho «074»]

O dia-a-dia na Escola Secundária Nº 1 do Seixal (actual Escola Secundária José Afonso) [testemunhos «074», «075», «077» e «078»]

O
Projecto InterMAT, em Almada e Seixal [testemunho «079»]

 O Encontro de Professores de Matemática (ProfMAT) em Ponta Delgada, de 25 a 30 de Outubro [testemunho «076»]

O 2º Inter-Escolas de Jogos de Reflexão de Almada e Seixal, na Escola Básica de Corroios [testemunho «080»]

O 4º Encontro de Professores de Matemática, realizado em 6-8 de Julho na Escola Secundária do Fogueteiro [testemunho «081»]

1994-95

A
generalização da reforma curricular ao 4º, 9º e 11º anos de escolaridade [testemunho «0...» ... não referido?]

 O dia-a-dia na
Escola Secundária Nº 1 do Seixal (actual Escola Secundária José Afonso) [testemunhos «083», «084», «085», «086», «087», «088» e «089»]

O Encontro de Professores de Matemática (ProfMAT) em Leiria, de 9 a 12 de Novembro [testemunho «082»]

O Seminário sobre Formação de Professores, organizado pelo Secretariado Inter-Associação de Professores (SIAP), no Extrenato Marista de Lisboa, em 28 e 29 de Janeiro [testemunho «092»]

O Seminário Projectos e Formação: Acção, Reflexão e Matemática, organizado pelo Centro de Formação da Associação de Professores de Matemática, de Abril a Outubro [testemunho «092»]

A Feira da Formação 95, organizada pela AERSET [testemunho «087»]

O 3º Inter-Escolas de Jogos de Reflexão de Almada e Seixal, na Escola Secundária Nº 1 do Seixal [testemunho «089»]

O sexto ano do Núcleo de Almada e Seixal da Associação de Professores de Matemática [testemunho «090»]

O 5º Encontro de Professores de Matemática, realizado em 12-14 de Julho na Escola Básica de Corroios [testemunho «090»]


1995-96

A
generalização da reforma curricular ao 12º ano de escolaridade [testemunho «093»]

O testemunho do José Tomás sobre o seu percurso pessoal e profissional [testemunhos «050», «071», «072» e «093»]

O testemunho da Raquel sobre o seu percurso pessoal e profissional [testemunhos «060», «071», «072» e «093»]

O testemunho da Filomena Teles sobre o seu percurso pessoal e profissional [testemunhos «068», «071», «073» e «093»]

Um balanço sobre a Ludoteca da Escola Básica Pedro Eanes Lobato [testemunho «095»]

Um balanço sobre o Clube de Jogos Matemáticos da Escola Básica de Corroios [testemunho «095»]

Um balanço sobre a Ludoteca da Escola Básica da Costa da Caparica [testemunho «095»]

Um balanço sobre a Janela da Matemática da Escola Básica Comandante Conceição e Silva [testemunho «095»]

Um balanço sobre o Clube da Matemáticos da Escola Básica do Feijó [testemunho «095»]

Um balanço sobre a Ludoteca da Escola Básica de Vale de Milhaços [testemunho «095»]

2004-05

A inauguração do «Jardim do Amor», no dia 24 de Junho, expressão extracurricular de uma das turmas do professor Joaquim Guerreiro na Escola Básica António Augusto Louro e do seu trabalho segundo a metodologia pedagógica do Movimento da Escola Moderna, iniciado uns anos antes e prosseguida nos anos seguintes [testemunho «091»]

2022-23


O lançamento, na Escola Secundária José Afonso, do livro «
O conflito sobre as escolas: participação versus hierarquização. Testemunho de um professor» [testemunho «021»]

2023-24

A assunção deste blogue, «
Aprendizagens / Testemunhos sobre a Educação», como uma fonte potencial de «mini-estudos de caso» [testemunho «051»]

Uma
apreciação do projecto AlterMATivas [testemunhos «069», «070», «071», «072» e «073»]

2024-25

A concretização do
1º Encontro «Educação e Memórias: Almada e Seixal», na Escola Básica de Vale de Milhaços, no dia 14 de Novembro [testemunho «091»]

A concretização do
2º Encontro «Educação e Memórias: Almada e Seixal», na Escola Básica de Vale de Milhaços, no dia 29 de Janeiro [testemunho «094»]

Sem comentários:

Enviar um comentário