[098] Três adendas a testemunhos anteriores

Memórias e comentários

(1)

No 5º Encontro Regional da APM, realizado em Julho de 1995 na Escola Preparatória de Corroios [ver testemunho «090»], foi oferecido (a todos os participantes ou só aos dinamizadores das diversas intervenções?) este azulejo em que figura o logótipo da nossa associação:


(2)

Num outro destes encontros (qual terá sido?) foi oferecido este bonito bordado com a letra inicial do nome próprio de quem o recebeu (o «P» tinha a ver com «Pedro» - é possível que, desta vez, dado tratar-se de um artesanato mais trabalhoso, tenha sido oferecido apenas a quem dinamizou intervenções):

O centro da imagem está desfocado, talvez porque o scanner se concentra
na moldura, por ser ela que está encostada ao vidro


Estes dois «presentinhos» testemunham o relacionamento humano subjacente à organização de um Núcleo Regional, evidenciando que o «desenvolvimento profissional» pode ser alicerçado no «desenvolvimento de comunidades».

(3)

Uma das consequências de ir sendo conhecida «fora de portas» a acção do Núcleo Regional da APM foi a solicitação de intervenções em torno das ideias que lhe estavam subjacentes, como a que foi feita num Encontro do Núcleo Regional de Viseu em Março de 1996 [ver testemunho «097»]
Outra intervenção deste tipo, não referida acima, foi realizada no Liceu Camões (Lisboa), por solicitação do Centro de Formação Forum Rui Grácio, em 16 e 17 de Fevereiro de 1995: a «acção de formação» intitulada O Lúdico e o Experimental na Matemática (3º Ciclo do Ensino Básico). Coube-me dinamizá-la, embora, tanto quanto me recordo, sem grande entusiasmo, talvez por ter intuído que as circunstancias – tratava-se de um «curso» - não eram favoráveis ao estabelecimento de uma aprendizagem cooperativa).


Fontes: Pedro Esteves / Caixa com documentos do Núcleo da APM e das Escolas de Almada e Seixal

Sem comentários:

Enviar um comentário