[040] Novidades no associativismo docente em Almada e Seixal

Memórias

Já não me recordo do ano em que me fiz sócio da Associação de Professores de Matemática (adiante refiro-a como APM). De início, limitei-me a adquirir algumas das publicações da minha nova associação; mas, em meados de 1988-89, recebi um folheto anunciando a realização de quatro sessões, a organizar pelo Núcleo Regional de Lisboa da APM:



Tratava-se de um folheto, dobrado em quatro partes, como se depreende da observação das dobras nas imagens da sua «frente» e do seu «verso». Nele estavam escritas três frases que me decidiram a participar (não me lembro se foi numa ou se foi em duas das sessões): «mudança da escola», «renovação do currículo em acção» e «encontros para intercâmbio e ideias».
Lembro-me de aí ter conhecido a Rita Vieira e a Paula Teixeira, uma leccionando em Almada, a outra na Amadora. Pouco depois, com elas e com o José Paulo Viana, que tinha sido meu colega no Pragal (quando me iniciei como professor, em 1979-80), escrevemos um livrinho de problemas que a APM pôs à venda.

Depois, no início de 1989-90, a dinâmica deste associativismo trouxe-me outra surpresa: havia, em Almada e Seixal, professores de Matemática interessados em criar aí um Núcleo Regional da APM!
A iniciativa foi do José Tomás, que argumentou assim:


Depois de uma reunião inicial, os professores que nela apareceram não perderam tempo.
Durante o ano lectivo, o José Tomás e a Palmira Barroso, na Escola Secundária Nº 1 do Laranjeiro (actual Rui Luís Gomes), exploraram o ensino da Geometria no 7º ano; e o Sérgio Valente, na Escola Secundária Anselmo de Andrade, explorou a utilização didáctica dos Computadores.
Adicionalmente, alguns professores decidiram organizar uma final regional das Pré-Olimpíadas de Matemática. Habitualmente, estas eram destinadas aos alunos mais jovens, enquanto as Olimpíadas eram destinadas aos alunos entre o 8º e o 12º ano, sendo umas e outras organizadas pela Sociedade Portuguesa de Matemática. No entanto, apenas as segundas, depois de uma fase inicial, em cada escola, dispunham de uma continuação regional e de uma final nacional. Portanto, a ideia destes professores foi proporcionar uma «final regional» aos alunos mais jovens de Almada e Seixal. Na reunião de preparação, em 29 de Março, estiveram presentes o Adelino Santos (E. S. da Sobreda), a Ângela Queiroz (E.S. Anselmo de Andrade), a Ana Baltazar (E. S. Nº 1 do Laranjeiro) a Ana Paula Machado (E. S. da Cova da Piedade), o Carlos Fonseca (E. B. do Feijó), a Isabel Amaro (E. S. Fernão Mendes Pinto) o Pedro Esteves (E. S. Nº 1 do Seixal) e a Rita Vieira (E. S. Emídio Navarro). A final aconteceu no dia 9 de Maio e os alunos tiveram pela frente os seguintes problemas (penso que foram a Filomena Teles, o Sérgio Valente e eu que os formulámos):


Houve entrega de prémios (em 19 de Maio) e agradecimentos aos apoios dados por um dos municípios.

Para terminar este primeiro ano do Núcleo Regional, ainda foi organizada, desta vez para professores, uma Oficina de Materiais: decorreu num Sábado de manhã (26 de Maio), tendo sido anunciada através deste folheto (frente e verso; para dobrar em dois):




Comentários


O associativismo docente junta professores de diversas escolas e de diversas regiões, proporcionando-lhes dinâmicas de colaboração e de partilha que não são fáceis de encontrar no espaço fechado de cada escola.

Fontes:

Pedro Esteves / Arquivador analógico Núcleo APM Um (Doc. 1) / Arquivador analógico APM Um (Doc. 1) / Arquivador digital Tese de Mestrado (4EXPR61)

Núcleo / Arquivador analógico Encontros Um

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