Em 1993-94 foram dados novos passos para transformar, «de cima para baixo», o sistema educativo: a reforma curricular foi generalizada ao 3º, ao 6º, ao 8º e ao 10º anos; e o avaliação dos alunos do secundário foi regulamentada (Despacho Normativo nº 338/93, de 21 de Outubro).
Como consequência destas medidas, e de outras tomadas nos anos anteriores, deu-se início à obrigatoriedade das provas globais, para os alunos do 10º ano, e da formação contínua, para os professores.
Foi também neste ano que terminou o Projecto Minerva.
Aparentemente sem ligação às questões educativas (mas tendo-a, de facto), o Tratado de Maastricht entrou em vigor no dia 1 de Novembro de 1993 (havia sido assinado em 7 de Fevereiro de 1992).
E, para supervisionar tudo isto, António Couto dos Santos foi substituído no Ministério da Educação, no dia 7 Dezembro de 1993, por Manuela Ferreira Leite, que permaneceria neste cargo até 28 Outubro de 1995.
Continuei a trabalhar com as três turmas do 7º ano que tivera em 1992-93, agora
no 8º ano:
Tive, mais uma vez, um bom horário: as três turmas concentradas na 2ª, na 3ª e na 4ª feira; as «actividades culturais» (principalmente as da Ludoteca) nas tardes das 4ª feiras (e, além delas, sempre que fosse necessário); e o papel de «formador» (por estar no Centro de Formação da APM) de acordo com uma rotina (de que já não me recordo):
Comentários
Contrastando com os três anos anteriores, em que estive fortemente envolvido no
AlterMATivas, este foi um ano curricularmente calmo. Deixei de estar preocupado
com a produção de materiais e com a organização do projecto, estando apenas
concentrado em utilizar (e melhorar) com as minhas turmas o que fora produzido
antes.
Talvez por isso este foi um dos anos em que os resultados escolares foram
melhores: não atribuí, no final do 3º período, qualquer negativa.
Fontes:
Pedro Esteves / Arquivador de documentos analógicos ESJA Seis (Doc.s 3 e 9)
Wikipédia (para os ministros da Educação)
Melo (2009; p. 214) para a avaliação no Secundário
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