Memórias
Em 1991-92 a Sala de Dinamização Cultural, de facto uma Ludoteca, foi particularmente animada pela intervenção dos seus utilizadores na definição das actividades aí realizadas.No entanto, logo no início do ano, escrevi, nas minhas notas, que a «Sala» tinha “uma frequência um pouco menor e menos barulhenta” do que nos anos anteriores, o que talvez fosse devido à “existência de uma mesa de matraquilhos junto ao bar dos alunos.”
Mas depois as coisas animaram-se. A actividade a que a Sala mais tempo deu apoio foi o concurso 16 Semanas de Problemas (de Matemática), destinado exclusivamente aos alunos do 3º Ciclo da escola (abrangeu temporalmente o 1º e o 2º períodos; a entrega dos problemas e a recepção das respostas era feita com o apoio da Dª Francisca; e os resultados eram afixados na Sala).
De facto, em cada uma destas 16 semanas não era proposto 1 problema, mas sim 2 problemas (pelo que o concurso foi constituído por 32 problemas). E a regra para a classificação final consistia em contar apenas com as 10 melhores respostas de cada aluno, devendo estas incluir pelo menos 1 resposta a cada uma dos 4 temas em que os problemas estavam divididos (números, geometria, lógica e jogos).
Esta iniciativa foi pensada em função da colaboração com o MATlab, pelo que noutras escolas pode ter havido concursos que utilizaram, com estas ou outras regras, o mesmo conjunto de problemas.
Tive 55 alunos participantes neste concurso: 6 do 7º ano, 47 do 8º ano (37 faziam parte das minhas 4 turmas) e 2 do 9º ano. E os que concluíram com a média máxima foram: do 8º A, a Carla Gomes e o Fernando Gomes; do 8º B, o Celestino Carmo; do 8º N, o Ricardo Santos; e do 9º F, o José Galego e o Rogério Afonso.
Ao longo do ano, os intervalos das aulas na Sala continuaram a girar à volta dos «jogos de reflexão» e dos «quebra-cabeças». Eis duas imagens:
O Quatro em Linha foi adquirido este ano pelo MATlab |
O Soma-cubo (produzido na escola em 1990-91) e o Celestino |
Mas foram surgindo outras iniciativas.
Como a Sala já dispunha de um conjunto de arquivadores com materiais relacionados com os jogos, um aluno, o José Carlos Lopes (8º F), pediu-me para fotocopiar algumas páginas com problemas de Xadrez.
Mas a Sala, dado o financiamento do MATlab, também já dispunha de outros materiais, como uma caixa da Meccano, o que deu azo a que o José Tavares (8º I), com a ajuda de alguns colegas e das instruções, construísse uma balança de pratos para ser usada nas aulas por um professor de Matemática da escola (que estava a fazer estágio), como introdução às equações.
Com o financiamento do MATlab, chegaram ainda, algures no 1º período, os primeiros exemplares do Quatro em Linha. Este jogo teve, de imediato, grande sucesso (a malta jovem gostava de jogos que demorassem pouco tempo, o que pode ter a ver com a pequena duração dos intervalos entre as aulas). Ao fim de alguns dias de uso na sala, o Albano Nuno (8º G) apresentou, por escrito, assinado por 8 colegas da turma, um pedido para que se disputasse na escola o 1º campeonato de Quatro em Linha.
Algum tempo depois, no início de Dezembro, chegaram à escola os primeiros exemplares de um outro jogo, o Othelo / Reversi. Eu expliquei as regras aos alunos que estavam à volta e o primeiro jogo começou entre mim e o Bruno Santos (8º G); a certa altura o Celestino Carmo e a Jeovata Dayves (ambos do 8º B), tendo já percebido como se jogava, pediram-nos para serem eles a continuar o jogo já iniciado, e eu e o Bruno demos-lhes a vez.
Como se estava naquela altura a abrir as inscrições para o 1º campeonato Quatro e Linha, abriram-se também as inscrições para o 1º Campeonato de Othelo.
O Dia Mundial do Xadrez foi comemorado, com era hábito, no dia 19 de Novembro. Estive, de manhã e de tarde, na Sala, animando uma simultânea de Xadrez (onde perdi 4 ou 5 jogos) e disponibilizando, entre outros jogos, o Maxi Xadrez e o Mini Xadrez (os tabuleiros tinham sido produzidos e plastificados na escola, sobre cartolina):
Mini Xadrez |
Nos dias de avaliação do 1º período a Sala de Professores teve disponíveis um exemplar do Othelo e outro do Abalone; e em Janeiro, por sugestão de alguns professores, ficou aí permanente 1 tabuleiro 8 x 8, plastificado, e peças de Damas e de Xadrez, que de imediato aí começaram a ser usados.
Talvez por se aperceber deste enorme vai-e-vem de iniciativas na Escola, uma professora (a Narcisa?) ofereceu 10 sacos azuis à Sala, cada um com um cordão de fechar, destinados a guardar as peças de Xadrez (5 deles tinham gravado figuras alusivas a este jogo).
No dia 18 de Março, apesar de estar a ser transmitido Futebol na televisão, foi disputada, na Sala, uma Simultânea de Damas.
E nas Quartas-feiras à tarde, tanto no 1º como no 2º período, disputaram-se, na Sala, os campeonatos anuais da escola.
O Nº 1 de uma nova folha informativa registou os resultados do 1º Campeonato de Damas da escola, mais os do 4º Campeonato de Xadrez:
E o Nº 2 registou os resultados dos primeiros campeonatos de outras três modalidades, a Sueca, o Quatro em Linha e o Othelo:
Comentários
Os problemas do concurso «16 semanas» estão acessíveis (e descarregáveis) através da página «Documentos» deste blogue.
Os campeonatos de escola estendiam-se, por vezes, ao longo de várias semanas (pois só havia a possibilidade de o fazer nas tardes de 4ª feira). E muitos alunos que participavam neles não gostavam dessa lentidão (o mesmo acontecia, como referi acima, em relação aos jogos disputados nos intervalos das aulas).
Os Interescolas de Xadrez satisfaziam esse gosto dos alunos, pois um torneio era disputado em dois dias consecutivos, com todos os participantes juntos no mesmo espaço.
Levei algum tempo a perceber este fenómeno, que provocou a desistência de muitos alunos em vários campeonatos (de uma semana para a seguinte perdiam o interesse).
O Clube Recreativo e Desportivo das Cavaquinhas interessou-se por vários dos alunos que jogavam Xadrez na escola, tendo alguns ido jogar para lá como federados (além do Rui Neves, que chegou à escola já nessa condição, lembro-me do José Carlos Lopes, que se tornou um bom jogador).
Fontes: Pedro Esteves / Arquivadores analógicos ESJA Quatro (Doc.s 160, 161, 165 e 168) e MATlab (capas transparentes com cópias A4 das “16 Semanas de Problemas”) / Álbum de fotografias analógicas ESJA Cinco (F103: 6A, 7, 11A e 12A)
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