[032] A Escola Secundária Nº 1 do Seixal em 1989-90: Novembro e Dezembro

Memórias


Quem participou na reunião do Conselho Pedagógico no dia 8 de Novembro soube que:
Uns dias antes se tinham reunido na Escola cerca de 150 a 200 Encarregados de Educação para apreciar os problemas das instalações;
No dia 22 de Novembro os Conselhos Directivos da AP12 (Área Pedagógica 12) se iriam reunir para tomar decisões sobre os problemas com os Funcionários das respectivas escolas (previa-se que no fim de Novembro sairiam 13 desta Escola e que no distrito de Setúbal sairiam cerca de 600 [mais tarde o ME autorizou a sua continuação por mais duas semanas]; entre as 28 escolas da AP12, só na Escola Secundária Anselmo de Andrade, na Escola Secundária da Amora e na Escola Secundária do Fogueteiro não se previa vir a ocorrer este problema);
No dia 15 de Dezembro se realizaria o Corta-Mato da Escola (estando previstas outras actividades em paralelo), havendo para tal interrupção total de aulas.

As reuniões intercalares realizaram-se nos dias 10 e 11 de Novembro.

Não me recordo se se concretizou a interrupção das aulas, por 2 dias, para discutir o Estatuto da Carreira Docente proposto pelo Ministério da Educação.

No dia 18 de Novembro, tal como no ano anterior, voltou a ser comemorado o Dia Mundial do Xadrez. Eis um dos cartazes que desenhei para este evento:


O 1º Torneio de Xadrez, disputado no ano anterior, tinha sido subdividido em dois níveis etários, «juvenis» (com 5 participantes, sendo vencedor o Alexandre Felício) e «juniores» (com 4 participantes, sendo vencedor o Mário Barros).
Este ano, nas tardes das Quartas-feiras do 1º período, de novo na Sala de Dinamização Cultural, disputou-se o 2º Torneio de Xadrez, com os mesmos dois níveis etários: era «juvenil» o aluno que tivesse menos de 16 anos no dia 1 de Setembro de 1989; e era «júnior» o que tivesse entre 16 e 20 anos nessa data.
Os resultados dos dois torneios foram registados no nº 1 do boletim «XADREZ notícias», afixado, em Março, na Sala de Dinamização Cultural:



No final do 1º período foi disputado o 1º Concurso de Quebra-cabeças, constituído por 5 provas (ver as diferenças; determinar a posição de números; resolver palavras cruzadas; encontrar a saída de um labirinto; colocar colunas na posição correcta). Participaram 5 alunos (que foram para a Sala de Dinamização Cultural com a intenção de jogar mas que, em alternativa, decidiram participar no concurso): um do 7º, dois do 8º, um do 9º e um do 10º. Os vencedores foram o Rui Pinela (9º ano) e o Luís Raimundo (8º ano), com 34 pontos em 35 possíveis, seguidos pelo Luís Leitão (10º ano), com 33 pontos.

Entretanto o Conselho Directivo aceitou para a Direcção de Instalações da Sala de Dinamização Cultural o José Fernando Santos e o Henrique Oliveira, ambos professores de Matemática.

O 1º período lectivo terminou no dia 15 de Dezembro.

Comentário

Não possuo qualquer informação sobre se foram disputados nesta Escola outros torneios de Xadrez antes destes dois, e se houve prática regular desta modalidade.

Fontes: Pedro Esteves / Arquivador analógico ESJA Dois (Doc.s 62, 65, 66, 80, 81 e 104)

Sem comentários:

Enviar um comentário