Memórias
No testemunho «019» designei as intenções reformistas do Ministério da Educação
como «ventos de mudança».
Durante o ano lectivo de 1988-89 foi publicado o Decreto-Lei nº 43/89, de 3 de Fevereiro, através do qual foi estabelecido o Regime Jurídico da Autonomia das Escolas
Oficiais do Ensino Básico e Secundário,
segundo o qual cada escola deveria elaborar um Projecto Educativo.
A construção dos novos currículos ainda estava em curso.
Comentários
O conjunto das reformas que estava em curso começou pela «organização» das escolas e só muito mais tarde chegou aos «currículos». Este padrão ir-se-ia repetir uma década mais tarde, com a «revisão» e a «reorganização» curriculares, que foi antecedida por uma profunda reorientação da organização das escolas.
É também de notar que, há exactamente 35 anos, a «dignificação dos professores» já era por estes reclamada.
Fontes: Pedro Esteves / Arquivador analógico ESJA Dois (Doc.s 62 e 89)
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