[028] Primeiras dúvidas sobre os ventos de mudança que sopravam no sistema educativo

Memórias

No testemunho «019» designei as intenções reformistas do Ministério da Educação como «ventos de mudança».

Durante o ano lectivo de 1988-89 foi publicado o Decreto-Lei nº 43/89, de 3 de Fevereiro, através do qual foi estabelecido o Regime Jurídico da Autonomia das Escolas Oficiais do Ensino Básico e Secundário, segundo o qual cada escola deveria elaborar um Projecto Educativo.

A construção dos novos currículos ainda estava em curso.

Mas os professores não estavam satisfeitos com as suas condições do seu trabalho. Daí este cartoon, que desenhei e afixei na Sala de Professores em 1988 (o original tinha algumas cores, feitas com marcadores):


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O conjunto das reformas que estava em curso começou pela «organização» das escolas e só muito mais tarde chegou aos «currículos». Este padrão ir-se-ia repetir uma década mais tarde, com a «revisão» e a «reorganização» curriculares, que foi antecedida por uma profunda reorientação da organização das escolas.

É também de notar que, há exactamente 35 anos, a «dignificação dos professores» já era por estes reclamada.

Fontes: Pedro Esteves / Arquivador analógico ESJA Dois (Doc.s 62 e 89)

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