[025] O início das actividades na Sala de Dinamização Cultural da Escola Secundária do Seixal

Memórias

A entrada do já desaparecido Pavilhão D da Escola Secundária do Seixal dava para um corredor ladeado por salas de aula. Este chegava a um segundo corredor, que lhe era perpendicular e que também dava acesso a salas de aula. Quer seguíssemos para a esquerda quer para a direita deste novo corredor, as primeiras portas davam para salas enormes. A da direita tinha escrito à entrada: Sala de Dinamização Cultural.
Foi esta a sala que solicitei ao Conselho Directivo, no início de 1988-89, quando decidi realizar uma pequena exposição, intitulada A Outra Face da Matemática, destinada à recepção dos novos alunos.

Quase nada recordo dessa exposição. Mas sei que a partir dela a Sala de Dinamização Cultural ficou à minha responsabilidade. Ao longo do ano, ela foi frequentada por alunos interessados em jogos, puzzles e problemas, para o que lá coloquei o material adequado.
No dia 19 de Novembro, um Sábado (havia aulas aos Sábados) foi aí comemorado, pela 1ª vez nesta escola, o Dia Mundial do Xadrez, que incluiu uma simultânea e uma exposição. Desenhei assim o respectivo cartaz:

Foi também nela que se realizou um Torneio de Xadrez e a fase local das Olimpíadas Nacionais de Matemática (nenhum aluno desta escola passou à 2ª fase). Penso que foram as primeiras vezes que estas iniciativas ocorreram nesta escola.

No final do ano, precisamente em 10 de Junho de 1989, uma equipa da escola (não estou certo de ter sido só uma equipa) participou no Iº Torneio de Xadrez Jovem (dos concelhos de Almada e do Seixal), disputado no Monte da Caparica Atlético Clube (entre os seus dinamizadores estavam o Henrique Cardoso e o Fernando Pena, além de mim, todos animadores do Xadrez distrital).
Na primeira das seguintes fotografias vêem-se três membros da equipa da escola (o moço louro e as duas moças) a jogar uma das partidas (o tabuleiro vazio sugere que: ou terá faltado um dos membros de uma das equipas; ou essa partida já teria acabado no momentos em que a fotografia foi tirada):


E na segunda das fotografias vê-se, de pé, um dos organizadores do torneio (pai de uma das actuais professoras na Escola Secundária José Afonso):


Comentários

É-me hoje difícil imaginar como me foi possível, no mesmo ano lectivo, coordenar o grupo de Matemática, participar no Conselho Pedagógico e, ainda, iniciar as actividades na Sala de Dinamização Cultural. Foi há 35 anos …

Não me recordo se foi a minha iniciativa que levou o Conselho Directivo a atribuir-me a responsabilidade pela Sala de Dinamização Cultural, ou se fui eu a propô-lo.

O nome dado a esta sala vinha do tempo em que ela fazia parte da Escola Preparatória do Vale da Romeira. Em 1988-89, em diversos documentos da escola, enquadrei, as actividades que se realizavam nesta sala no Clube Galileu de Ciência e no Grupo de Xadrez, sem com isso pôr em causa o significado da placa identificadora herdada (e que permaneceu na porta até ao último dia do Pavilhão D).
Só alguns anos depois, quando o meu grupo de professores criou um Laboratório de Matemática, a sala de Dinamização Cultural passou a ser designada por Ludoteca.

No Dia Mundial do Xadrez eu assegurei a simultânea e a exposição deveria ser a mesma que eu já apresentara na Siderurgia.

O Dia Mundial do Xadrez foi alterado, alguns anos mais tarde, sob o patrocínio das Nações Unidas, para 20 de Julho.

Fontes: Pedro Esteves / Arquivador analógico ESJA Dois (Doc.s 62, 63, 64 e 104) / 
Álbum de fotografias analógicas ESJA Um (F3 e F6) / Arquivador digital Tese de Mestrado (4EXPR64)

Sem comentários:

Enviar um comentário