[005] O interesse pela resolução de problemas de Matemática

Memórias

Neste primeiro ano na Siderurgia, além do problema trazido pelo Vítor Pais Augusto (do 2º A), que foi utilizado na Maratona da Matemática, houve outros problemas que me foram sendo trazidos e que, por alguma razão, não se tinham esquecidos por quem os trouxe.

Eis o enunciado daqueles de que tenho registo:

PROBLEMA: como ganhei este dinheiro?

Pedi emprestados 250$00 ao meu pai e outros 250$00 à minha mãe; fiquei assim a dever-lhes 500$00.
Comprei uma mota por 450$00, pelo que chegar a casa com 50$00. Paguei 10$00 ao meu pai e 10$00 à minha mãe, ficando com 30$00 no bolso e uma dívida de 480$00 aos meus pais.
Ora, 480$00 + 30$00 = 510$00! Como posso ter ganho 10$00?

(foi colocado em Outubro de 1985, pelo José Zambujinho, do 3º A; e, umas semanas mais tarde, pelo Fernando Rosas, do 2º A; foi discutido numa das aulas; já me tinha surgido em anos anteriores, e voltou a surgir-me mais tarde, com variantes, sendo a mais conhecida a do preço de um jantar).

PROBLEMA: enrolando e desenrolando

Rodando solidariamente os tambores da figura, quantas voltas são necessárias para enrolar completamente a corda?


(foi colocado em Novembro de 1985 pelo João Martins e pelo João Honório, ambos do 3º A, tendo o meu desenho sido discutido com eles para o adequar ao problema que queriam colocar).

PROBLEMA: onúmero de cabeças e de patas dos meus animais

Entre coelhos e galinhas, conto 42 cabeças e 100 patas no meu quintal. Quantos são os coelhos, quantas são as galinhas?

(foi colocado pelo Vítor Felício, do 2º B, e depois usado nas aulas; retomei-o nos anos seguintes, com as turmas da Escola Secundária do Seixal / José Afonso, sempre que tive de trabalhar os sistemas de equações).

PROBLEMA: qual o número de combinações do Totoloto?

(foi colocado, já com a solução, pelo João Honório, do 3º A).

DOIS PROBLEMAS E UMA ANEDOTA, no Almanaque Bertrand de 1924

(foi o Senhor Campos que trouxe fotocópias de partes deste almanaque; esta é uma delas).

Não encontrei um registo de outros três problemas:

O salto das peças do jogo das Damas: problema colocado pelo Joaquim Silva (do 2º A);

Quem é quem? Problema colocado pelo Manuel Pegas (do 3º B), podendo ser um dos problemas usados, em 1986-87, no concurso «Problema da Quinzena», de que falarei mais tarde; e

A soldadura das argolas: colocado pelo Norberto Estanislau (do 3º B).

Comentários

Terá interesse fazer um levantamento dos problemas de Matemática que circulam entre as pessoas que não usam profissionalmente esta disciplina (e que, por vezes, não gostam nada dela):
Por que razão gostam de uns problemas e não de outros?
Tentaram ou não resolvê-los?
Como os guardaram?
Por que os partilham?
Etc. …

Fontes: Pedro Esteves / Arquivador analógico ESJA Um (Doc. 83)

Sem comentários:

Enviar um comentário