[022] Três turmas do 9º ano e uma do 11º ano, em 1988-89

Memórias

Terminada a minha passagem pelo Conselho Directivo, foram-me atribuídas quatro turmas para o ano lectivo de 1988-89: três do 9º ano (o 9º M, o 9º P e o 9º Q) e uma turma do 11º ano (o 11º H).
Eis os alunos das três turmas do 9º ano:










































































































Estas três turmas tinham, no total, 81 alunos (dos quais 2 eram repetentes). No final do ano, 58 concluíram o 3º Ciclo (entre eles, os 2 repetentes), pelo que a percentagem de sucesso foi baixa: cerca de 75 %.
Tive notícias de dois destes alunos uns anos depois da sua passagem pela escola: o António Ramalho, do 9º M, porque foi campeão europeu de Hóquei em Patins, em 1996, e o Hugo Castanheira, do 9º Q, porque actualmente trabalha como artista no Seixal.
Como, em 1988-89, o António Ramalho já jogava Hóquei, perguntei-lhe como encarava ele o seu futuro, entre o desporto e uma profissão. E a resposta foi clara: queria concluir os estudos, pois um dia a sua vida como desportista terminaria e ele queria dispor de uma habilitação profissional.

O 11º H tinha apenas 8 alunos, 6 vindos do Curso Técnico Profissional de Manutenção Mecânica, iniciado no ano anterior, mais 2 inseridos nesta turma para poderem completar disciplinas em atraso. Dos 8, só 1 não transitou para o 12º ano, por ter anulado a matrícula no final do 1º período: foi trabalhar num supermercado, tendo dito aos seus ex-colegas que “nem imaginavam como é bom poder ir deitar-se sem o peso de ter de estudar”.

Comentários

Nos três painéis fotográficos faltam alguns «números» e algumas «fotografias»; penso que isso se deveu aos alunos que mudaram de turma, ou de escola, especialmente durante os primeiros dias de aulas.

Lembro-me da esmagadora maioria dos meus ex-alunos, sobretudo ao ver as suas fotografias, embora não me lembre de muitos episódios concretos ocorridos com eles.

Em 1988-89, além das quatro turmas que leccionei, fui Delegado do Grupo de Matemática, pelo que o meu horário era o seguinte:


A quase totalidade das salas onde iriam decorrer as minhas aulas situava-se nos pavilhões B e D, portanto na fronteira nascente das instalações escolares. Era um bom sítio para se poder conhecer a totalidade da escola.


Fontes: Pedro Esteves / Arquivador analógico ESJA Dois (Doc.s 110, 111, 112, 113 e 114)

Sem comentários:

Enviar um comentário